29 de julho de 2011

Divulgação- Dia após noite

A Editora Amarilys divulgou hoje a capa de Dia após noite, da autora Anita Diamant, mesma autora de A tenda vermelha.


Dia após noite baseia-se na história real da extraordinária fuga de mais de duzentos prisioneiros do campo de refugiados de Atlit, em outubro de 1945. Administrado pelo Mandato Britânico na Palestina, o campo abrigava os imigrantes “ilegais” vindos das mais diversas partes da Europa destroçada pela Segunda Guerra Mundial, todos à procura de uma nova vida num país recém-criado.

Neste não lugar, espécie de limbo povoado por indivíduos entorpecidos pelo horror e desacostumados à esperança, quatro jovens – sobreviventes de quatro destinos diferentemente cruéis – unem-se por laços improváveis. Shayndel, uma polonesa egressa da luta armada sionista, é assombrada pelos companheiros caídos em batalha. Leonie, uma bela francesa cujos anos na Paris ocupada pelos nazistas foram repletos de humilhação e vergonha, não pensa ter sofrido o bastante. Tedi, a holandesa delatada por vizinhos, deseja apenas esquecer tudo, recomeçar a partir do zero, como um bebê. Zorah, a única das quatro a passar pelos terríveis campos de extermínio, cultiva um compreensível niilismo e um incômodo quase agressivo com o discurso de vitimização (e com a própria sobrevivência em si).

Diante do desafio de recriarem suas vidas numa terra nova e estranha, Shayndel, Leonie, Tedi e Zorah encontram redenção nos laços que as unem e nas experiências compartilhadas entre si. Por meio do olhar das quatro, somos expostos também às delicadas relações entre os judeus da Palestina e os sobreviventes recém-chegados, e à destes com os “aliados” britânicos; aos ensaios de uma retomada plena da vida nos intensos flertes e casos iniciados no campo; ao clima de profunda tristeza, confusão e esperança que marcou aqueles dias iniciais de uma nova ordem possível após a brutal cisão.

Como havia feito antes em A tenda vermelha, quando tratou do Velho Testamento por meio do olhar feminino, Anita Diamant dá voz e alma a essas mulheres relegadas às estatísticas e às fotos esmaecidas pelo tempo, protagonistas involuntárias de um momento histórico repleto de tragédia, rancor e redenção. Seu romance reflete, assombra e comove, como as boas obras de ficção devem fazer. Um feito magnífico.

 Anita Diamant é uma premiada jornalista, autora de livros sobre a prática contemporânea do judaísmo e de romances aclamados por público e critica, entre eles A tenda vermelha, Good Harbor e The last days of Dogtown.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin