17 de julho de 2011

Resenha-Garota,Traduzida

Esse livro é uma cortesia da Editora Suma de Letras

Estar em um novo país, com uma língua diferente da que você fala, já é difícil quando se tem o amparo necessário. Agora, imagina estar nesse país, morando num lugar péssimo e trabalhando num pior ainda. E além disso, quando você não têm idade suficiente para trabalhar.
Foi assim que Kimberly chegou nos EUA. Com 11 anos, ela e sua mãe tiveram o apoio da tia( irmã de sua mãe) e conseguiram visto para entrar no país. Para elas, era um sonho antigo depois da morte do pai, que era um pilar em sua vida. O que elas não sabiam, é que essa bondade transformaria-se numa dívida que se extenderia por muitos anos.

A tia Paula era casada com um empresário, dono de várias fábricas que empregavam descendentes chineses que iam para a América tentar uma vida melhor. Além dos adultos, as crianças trabalhavam ilegalmente nessas fábricas, já que os pais não tinham com quem deixar os filhos e eles eram uma mão-de-obra necessária para melhorar a renda.

Kimberly , após as aulas, também ia para a fábrica e ajudava sua mãe. Sua produção era em peças, e o esforço conjunto era necessário para que o valor ganho no fim de mês fosse o suficiente para pagar pela bondade de sua tia, por tê-las levado para os EUA e arrumado um "muquifo" para morarem. O que ganhavam dava mal para isso e a alimentação. Conviver com ratos e baratas era só um dos problemas que elas enfretavam, além do frio intenso e falta de aquecimento.

"Adquiri o costume, que mantive durante muito tempo, de verificar se alguma coisa era cara ou não calculando quantas saias custava. Naquela época, o metrô custava 100 saias apenas para ir e voltar da fábrica; uma embalagem de chicletes custava sete saias; um cachorro-quente, cinquenta."pag 48 

Talvez a única coisa boa que lhe aconteceu nos períodos que passava trabalhando na fábrica, foi ter conhecido Matt. Com a mesma idade, eles encontravam-se diariamente e passavam um tempo juntos. Desse convívio, nasceu uma amizade, que futuramente, transformaria-se em amor.

Inteligente e estudiosa, Kimberly era uma excelente aluna, e apesar do inglês precário, que aprendeu a falar na sua antiga escola em Hong Kong,esforçou-se para conseguir aprender tudo o que podia. E foi por sua capacidade que conseguiu bolsas de estudos e a oportunidade de dar à mãe uma vida melhor.

Garota,Traduzida, publicado no Brasil pela Editora Suma de Letras, foi inspirado na própria experiência de vida da autora, que é natural de Hong Kong e foi para os EUA com 5 anos e também trabalhou numa fábrica de tecidos. Emocionante e comovente, me fez ter mais vontade ainda de conhecer sobre a história dos emigrantes chineses e de outros também, que vão para outros Estados e países com tanta expectativa, e no final, depois de muito sofrimento e esforço, talvez ainda consigam vencer.Nós mesmos fazemos isso, afinal.

Um comentário:

 

Layout por PamFardin