4 de agosto de 2011

Resenha-A janela de Overton

Esse kit é uma cortesia da Editora Novo Conceito

O sorteio do Kit de A janela de Overton já está rolando, mas só hoje posto a resenha para vcs!

“Tenho esperança de que, enquanto você lê e reflete sobre a história, também dedique algum tempo para ponderar sobre algumas coisas nas quais talvez não tenha pensado antes”(pág 351)

Você já parou para pensar por que existe guerra?
Por que os governantes simplesmente não se reúnem e conversam sobre os pontos de vista e entram num consenso?
Por que tanto dinheiro é investido em algo que só causa destruição?

Eu poderia falar nessa resenha sobre como um homem pode ser facilmente enganado por uma mulher bonita...Mas aí você pensaria que o livro é de romance.

Poderia falar também que trata-se de política, mas talvez você pense que o livro seja chato...

O que posso dizer é que esse livro abrirá seus olhos para algo que talvez todos já saibam, mas ninguém nunca conseguiu provar: todos os fatos relacionados à guerra, como bomba de Hiroshima, Guerra do Golfo, Guerra do Iraque, foram criados para enriquecer um grupo específico de pessoas, que estão envolvidas em criar oportunidades para dominar o mundo.Parece um pouco radical? Mas talvez não seja...

Em A janela de Overton, publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito, você conhecerá Noah, um cara rico, que viverá uma mudança drástica de valores ao conhecer Molly, uma ativista engajada em trazer à tona toda a verdade oculta por trás de todos os eventos ligados à guerra e às mudanças na economia dos EUA e do mundo. 

Não ficou muito claro pra mim, se Molly realmente irá amar Noah, ou se ela somente está se aproveitando do encantamento que provocou nele. Mas quem não ficaria atraído por uma pessoa que quer salvar o mundo de tanta injustiça, preconceito e descriminação?

Para Noah, que sempre foi dominado pelas idéias do pai, com quem vive desde os 9 anos da idade, após a morte da mãe( que também era uma ativista), o mundo é o que vemos. Mas Arthur, seu pai, um "mago da enganação", sabe que por trás de muitos acontecimentos, suas idéias estão embutidas!

Fique tranqüilo: o título tem uma justificativa muito concreta, mas você só saberá quando lê-lo.

Pra mim, esses dois parágrafos são as melhores passagens do livro:
“Há 20 anos, nesta mesma sala, mostrei a um pequeno grupo de homens de negócios que padeciam de falta de visão como vender ao povo a substância mais abundante da face da Terra a um preço dez vezes menor que o da melhor gasolina, a mesma água que jorra da torneira da cozinha, por um décimo de centavo por litro... existe uma espada de dois gumes pela qual é possível vender qualquer coisa ao público, de uma garrafa de três dólares de água de torneira a uma guerra em larga escala.”(pág 45)

“Saddam está prestes a usar armas nucleares, então precisamos invadir o Iraque antes que ele risque Cleveland do mapa. Se não emprestarmos 70 bilhões de dólares para a AIG haverá depressão econômica e na segunda-feira será decretada a Lei Marcial. Se não formos todos vacinados, 100 mil pessoas vão morrer por causa de uma super gripe suína. E os preços do combustível? Depois que se começa a pagar cinco dólares por litro, 3,50 parecem uma verdadeira pechincha. Agora estão dizendo que se não aprovarmos uma lei mundial da taxa de carbono, em pouco tempo o mundo vai ficar debaixo d’água”. (pág 184)

Como muitas pessoas que leram, eu também tenho dificuldade em contar-lhes sobre o livro, porque ele é quase indescritível! É uma estória? Sim, mas tem muitos fatos reais que nos faz colocar em jogo todos os nossos ideais e ambições.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin