26 de setembro de 2011

Resenha-Tony & Susan

Esse livro é uma cortesia da Editora Intrinseca

Edward e Susan foram casados. O motivo do divórcio, foi que ela não conseguia aceitar que ele quisesse viver somente da escrita. 25 anos depois da separação, ele quer que Susan leia o manuscrito de seu livro, porque sabe que ela será honesta na avaliação.

Susan agora é dona de casa, casada com um médico e mãe de 3 filhos.

Tony é um professor de matemática.Muito contido, ele acredita que sua vida é boa, já que nada de ruim lhe aconteceu até hoje. Tem uma mulher, uma filha e uma casa de veraneio, onde ele gosta de passar as férias com sua família. Mas Tony não é um personagem real...ele foi criado por Edward, e vive somente nas páginas de seu livro. Mas para Susan, é como se ele existisse, já que, ao ler o manuscrito, ela se imagina ao lado do protagonista, na luta diária e dramática que sua vida foi transformada, após a pior viagem de férias de sua vida, onde sua família foi destruída. 

Na maioria dos capítulos, temos alguns pensamentos de Susan sobre o seu dia a dia. Ela mescla suas frustrações em seu atual casamento, com a vida de Tony. Ela sente que o caso que seu marido teve há 3 anos atrás com a secretária, não foi totalmente finalizado. E mesmo não externando isso como deveria, ela se sente acuada pelas decisões que serão tomadas, caso seu marido realmente consiga o emprego em Washington, e eles tenham que abandonar a vida calma e pacada. Ela também se lembra como foi a transição de Edward para Arnold. De como o conheceu, de como começaram um tórrido romance enquanto Edward tentava escrever seu livro.

Susan e Tony são metódicos e gostam da rotina. Mas Susan se sente frustada por Tony não tomar as decisões que deve ao longo da estória. Ela sabe que muito de sua vida se parece com a dele.
Em Tony & Susan, publicado no Brasil pela Editora Intrinseca, acompanharemos a mudança de comportamento e de vida dos dois protagonistas, Susan, na vida "real" e Tony, nas páginas do livro que Edward escreveu. Tony não terá o fim que Susan imaginou. Ele não será o herói que ela gostaria que fosse. Mas isso nem fará diferença, já que ela também não é capaz de ser a pessoa que pensou que seria ao longo de sua vida.

Após o término da leitura do livro de Edward, Susan se supreende ao ver como ele amadureceu como escritor, e gostaria de poder dizer isso pessoalmente. Mas será que ela terá oportunidade?

Apesar de parecer uma narrativa comum, o livro me surpreendeu ao mostrar duas estórias diferentes, num mesmo contexto, sem perder o foco.

"Susan gostaria de saber se essas coisas terríveis acontecem de fato". pag 39


3 comentários:

  1. Eu acho a capa desse livro tão estranha. Tipo, absurdamente estranha kkk

    Este é um livro que eu não compraria pela capa, mas a história parece interessante. Essa coisa da pessoa "viver" a história de um livro como a sua parece coisa meio de doido há há. Mas legal.

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse livro, parece ser bem interessante. Gosto dessa mistura de realidade e ficção dentro da ficção...rs
    Quanto à capa: achei ótima.

    Um beijo

    Francine Ramos

    ResponderExcluir
  3. Gostei da capa... é diferente
    eeheheh esse livro podia virar filme né ;D

    ResponderExcluir

 

Layout por PamFardin