5 de outubro de 2011

Resenha- A vida em tons de cinza

Esse livro é uma cortesia da Editora Arqueiro

Toda vez que leio algum livro relacionado com o período de Hitler e Stalin, fico emocionada e chocada. Tenho a impressão que não é um fato real, pq é humanamente impossível pra mim, imaginar que as pessoas possam ter atitudes como as que eles tiveram. Pior até: será que alguma vez esses ditadores empunharam uma arma para matar alguém? Será que Bin Laden, Sadam Hussen, ou qualquer outro tirano, foi ele mesmo a mão a executar as crueldades retratadas anos e anos?

Lina é a protagonista da estória contada por Ruta Sepetys. É uma garota adorável e uma artista. Seus desenhos, apesar de seus 15 anos, são surpreendentes, e ela está na iminência de morar na Capital da Lituânia, para aprofundar seu talento.


Em 1941 , a Lituânia, Estônia e Letônia sofrem a ira de Stalin: o ditador russo que arrasou a Alemanha nazista! Esse sofrimento extendeu-se por vários anos e Lina e sua família estavam lá, e sofrerem todos os horrores dessa guerra.

Após a retirada repentina de sua família e de várias outras de suas casas, Lina é jogada num trem e deportada com sua mãe e seu irmão para a Sibéria. Seu pai, em outro vagão, é levado para uma prisão. A princípio, chocados, nenhum deles sabe o que está acontecendo, mas aos poucos descobrem que muitas pessoas alí, são acusadas de traição ao governo.

Nos campos de concentração, os prisioneiros são tratados como lixo. Trabalham e recebem o mínimo de alimento como pagamento. Passam frio. Ficam doentes e não têm assistencia médica. Mas o que eles poderiam fazer contra soldados armados? A mãe de Lina, Elena, é uma força para todos. Ela acredita que um dia estará novamente com seu marido. Lina retrata tudo que vê em seus desenhos, que ela oculta no forro de sua mala. Tentando mandar notícias para seu pai, ela envia desenhos em lenços, casca de árvores, cartas...tudo o que ela acredita que um dia chegará a ele, passando pelas mãos das pessoas que estão na mesma situação que sua familia.

Lina conhece Andrius ainda no trem, e ele se tornará uma presença constante em sua vida desde então.

Após alguns meses na Sibéria, eles são enviados para o fim do mundo, no Circo Pólar Ártico, onde 180 dias no ano são noites. Andrius não vai com eles, mas promete encontrá-la aonde ela estiver!

"Todos cantaram "parabéns a você" , Nós nos sentamos e comemos nosso pão juntos. O homem do relógio contou a história do seu aniversário de 16 anos. A Sra. Rimas falou sobre o glacê que sabia fazer....Glacê. Eu me lembrava da consitência cremosa, do sabor doce."(pag 160)

Em A vida em tons de cinza, publicado no Brasil pela Editora Arqueiro, a história estará presente, focando sempre em como as pessoas sofreram nesse período. Muita tristeza, morte e insegurança. O livro é ótimo! Eu, que tenho certa dificuldade para ler livros com fatos históricos, adorei a forma como a escritora abordou os assuntos e nos absorveu ao livro. Os personagens são fictícios, mas muitos fatos são reais!

A unica coisa que me deixou triste, foi que eu gostaria que ele tivesse continuado um pouco mais, para quando Lina e seu irmão saem dos campos e voltam para sua cidade Natal. Queria saber como eles se sentiriam com esse retorno. Fora isso, o livro não deixa nada a desejar!!









8 comentários:

  1. Né, acho tenso saber que houve/há seres humanos capazes de tanta crueldade com outros. Li esse livro sabendo que, apesar de não ser uma história real, foi muito bem pesquisada pela autora.

    ResponderExcluir
  2. Foi um dos melhores livros q li... eu chorei muito.... é muito real tudo que ela narra.. é muito incrível..
    E tb fiquei desejando mais no final.. saber como eles se viraram.. cresceram.. formaram família e tal

    bjs

    ResponderExcluir
  3. livros sobre essa época em geral me deixam bastante deprimida, mas ao mesmo tempo me dão uma força enorme e eu adoro as histórias, me fazem crescer muito! são todas tão intensas e reais e tangíveis e ainda assim inacreditáveis! esse definitivamente vai pra fila :)

    ResponderExcluir
  4. "Muita tristeza, morte e insegurança. O livro é ótimo!" Que divergência né? Hehehe

    Nossa, adorei o vídeo, a resenha!! Não imaginava que tratava sobre essa época da história (uma das que mais me atrai justamente por ter tantos heróis). Acredita que eu nunca vi Stalin tão ruim assim. Sempre achei que só o Hitler era capaz de tanta crueldade. Como estou enganada!

    Quero ler este livro!!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou apaixonada com história e essa parte, apesar de muito triste, me fascina.Me instiga a querer saber, querer conhecer, querer entender como foi. Como no comentário da Lady, eu cresço muito, eu passo a valorizar ainda mais minha família, meus amigos e a minha liberdade. Apaixonei com a capa deste livro mas ainda não tinha lido nenhuma resenha que me fizesse querer realmente lê-lo.A sua conseguiu! O vídeo é incrível. Eu me emocionei com a autora chorando no final. Quero muito ler! Já coloquei como primeiro lugar na lista de desejados!

    Parabéns pelo post!


    www.gabymenddes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu tenho muita vontade de ler esse livro, mesmo sendo triste. A temática é importante e eu amo livros que mexem com a gente!

    Beijos
    http://the-bookworms-club.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece daqueles que nos faz chorar... Afinal, como voc~e disse, tem muitos fatos triste. Mas tenho certeza que vale a pena ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Desde que li a resenha da Dani fiquei babando nesse livro, mas ainda não comprei.
    Ele parece envolvente, profundo e histórico na medida certa. Já está na lista de leitura e desejados.
    Bjkas!!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir

 

Layout por PamFardin