1 de março de 2012

Resenha: Conselhos amorosos de Emily Brontë

Ganhei a prova do livro no blog do selo Essência, da Editora Planeta

Confesso que a sinopse de Conselhos Amorosos de Emily Brontë não faz jus ao livro.

O livro conta a estória de Fiona, a filha do meio, e seus 3 irmãos. Patrick é o mais velho. Rona e Mona são gêmeas, caçulas. O pai deles, que tornou-se alcoólatra após a morte da esposa, vive pelos cantos, triste, lamentando em silêncio pela companheira que não tem mais.


Após a morte da mãe, Patrick vai morar em Londres, e Fiona se encarrega de cuidar da casa e de sua família.

No colegial, ela conhece Jas, um estudante que a faz apaixonar-se por arte. Eles começam a namorar, mas assim que ela conhece o irmão dele , Amrik, fica completamente apaixonada e rompe com Jas, passando a sair com seu irmão.

É com Amrik que Fiona terá as primeiras experiências sexuais. Ele, músico, se diz desapegado das coisas do mundo, e depois de um tempo vivendo em Glaslow,na Escócia, ele resolve voltar para Londres, onde morava. Fiona fica triste, principalmente porque um fato entre eles que não bem resolvido. Algum tempo depois, ela descobrirá , da pior forma possível, porque ele era tão indiferente quando estavam juntos.

Após ingressar na escola de Belas Artes, ela sai de casa, onde a sua relação com seu pai- apesar de não haver brigas, torna-se insustentável-e vai morar numa república, dividindo seu tempo entre seu emprego e os projetos de arte.

Entre os problemas familiares, como a gravidez de sua irmã de 15 anos, as dúvidas pessoais e profissionais, Fiona vive infeliz, sentindo que lhe falta algo.

Conselhos Amorosos de Emily Bronte, publicado no Brasil pelo selo Essência(Editora Planeta) tem 351 páginas. Não pense que você encontrará conselhos para sua vida amorosa! Também não teremos paixões arrebatadoras e devastadoras, e sim, a dúvida que todos temos sobre o amor e até que ponto somos capazes de abrir mão de nós mesmos para fazer os outros felizes.

“É estranho como alguém pode ter mais importância sem estar numa casa do que quando se encontrava lá. Havia algo de leve na minha mãe, ágil e rápido, ela fazia tudo como num passe de mágica. Como era possível que na sua ausência houvesse um fardo enorme, sufocante e dominador? Uma nuvem que precisa explodir e derramar suas tempestades sobre o mundo.”(pág 48)

 Curiosidade: Patrick era o nome do irmão de Emily Brontë.

9 comentários:

  1. Nunca li nada dessa autora, só vejo coisas negativas sobre e ão sei se leria esse tbm "s

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada dessa autora, assim como não ouvi falar dela, porém, acho interessante isso dos personagens viverem dramas reais, pq essa poderia ser a vida de qualquer pessoa e acontece bastante de lidar com relacionamentos mau acabados e coisas do tipo.
    Se tver oportunidade lerei sim, gostei da sinopse!

    Beijos

    Julia

    http://letrinhasinquietas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sinopse, nunca li nada dela mas me interessei pelo livro se tiver a oportunidade vou devorar..

    ResponderExcluir
  4. Hum, então acho que me decepcionei um pouco com esse livro, pois pelo título, pensava totalmente o contrário que você mostrou na resenha, mas ainda gostaria de lê-lo, porque a história parece ser interessante.

    Beeijo, querida!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sinopse e fiquei curiosa para descobrir o motivo de Amrik ser tão indiferente enquanto esteve com a Fiona.
    Quando eu tiver oportunidade vou ler, espero que eu goste... mas não entendi pq você não gostou muito.

    ResponderExcluir
  6. Estranho que um livro com titulo "Conselhos Amorosos de Emily Bronte " não tenha concelhos amorosos ...Ainda bem né, não é preconceito não mas não leio auto ajuda e creio que se pegasse este livro com este titulo imaginaria que seria algo meio que parecido com auto ajuda nem pegaria pra ler, mas agora que já sei que não é bem assim... quem sabe não surge a oportunidade.

    ResponderExcluir
  7. Eu li "O morro dos ventos uivantes" de Emily Bronte... QUando vi esse livro, achei que também fosse dela, mas me enganei. Aí parei pra ler sobre, gostei do que li, e assim que saiu a capa, nossa, achei tão simples e bonita que deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  8. resenha INCRÍVEL
    Emily Brönte é a autora do morro dos ventos uivantes né? que é um livro sensacional!
    adorei a resenha! fiquei super com vontade de ler...
    minha lista de livros só aumenta ;~~

    ResponderExcluir
  9. Tb não li nenhum livro dessa autora, mas pretendoo ehehhee

    ResponderExcluir

 

Layout por PamFardin