19 de abril de 2012

Resenha-Delírio

Esse livro é uma cortesia da Editora Intrinseca

“Amor, a mais mortal das coisas mortais: mata quando você tem e quando você não tem!” (p 307)

No livro Delírio, publicado no Brasil pela Editora Intrinseca, conheceremos um mundo bem diferente do nosso, onde o amor é uma doença. E para erradir essa doença, o governo criou um remédio. Sim, nesse novo mundo, todas as pessoas que atingem a idade de 18 anos serão curadas do amor deliria nervosa, que consome todo o seu pensamento e suas ações.

Lena é a protagonista da estória. O livro é narrado por ela e começa falando dos 95 dias que faltam para ser submetida à intervenção, que é o nome dado ao processo de cura que todos os cidadãos são obrigados a passar.

Ela acredita que a cura é a melhor opção para ela e todos a sua volta. E está até ansiosa e na expectativa para essa nova vida. 

Morando com sua tia desde a morte de sua mãe, quando ela tinha apenas 6 anos, Lena se sente uma pessoa sem nada de especial, principalmente se comparada com sua amiga Hana, que tem os cabelos dourados como o sol.

Enquanto faz uma contagem regressiva para o grande dia, Lena vai se preparando para a avaliação que o governo fará antes de sua cura, com o intuito de verificar como ela é e encontrar o jovem ideal com quem ela será pareada. Ela se casará com esse rapaz após o término da faculdade.

No momento em que está sendo avaliada, os Inválidos descarregam um caminhão com várias vacas, que  entram no prédio em que ela está. Devido ao tumulto, sua avaliação é posteriormente remarcada. Mas apesar do susto e apreensão, ela não se esquece do garoto com cabelo de folhas de outono que apareceu na sala onde estava.

Nesse novo mundo, as meninas estudam em colégios separadas dos meninos. O contato entre eles é mínimo, o que ajuda a prevenir essa doença tão traiçoeira. Foi uma surpresa que um garoto tão lindo aparecesse num lugar tão inusitado como o laboratório.

Alguns dias depois, quando Lena está correndo com Hana, ela encontra o garoto novamente e descobre que ele é um dos guardas que protegem as instalações do governo. A princípio ele nega, mas logo depois ele afirma que estava lá e Lena começa a nutrir por ele um sentimento de admiração.

Num mundo onde todos são muito controlados e os rebeldes são exterminados ou presos, para Lena é incrível que alguém possa ser tão cheio de vida e lindo como Alex.

O contato com ele torna-se inevitável, e a atração que ele exerce só a deixa ainda mais perdida. Com a avaliação cada vez mais perto, tudo o que ela não quer é ser contaminada e ter que antecipar o processo de cura. Mas ela também quer ser livre, quer poder amar e ser feliz. E aos poucos ela descobrirá esses sentimentos e perceberá que não são tão terríveis como as pessoas reafirmam constantemente. É um sentimento incrível e maravilhoso que ela quer sentir todos os dias de sua vida.

Num impulso ousado e fatal, Lena se arriscará em busca de seus desejos. Numa transformação incrível de personalidade, ela lutará contra todos, ultrapassando todos os limites legais , somente para amar.


Esse livro faz parte de uma série, e o segundo volume chama-se Pandemonium.




54 comentários:

  1. Martha, essa história de o amor ser uma doença ainda não me convenceu. Acho que eu vejo distopia mais como 1984 e Jogos Vorazes do que um mundo utópico distópico, como em Destino. Ah, escolher par me lembrou Destino haha.

    ResponderExcluir
  2. nossa, parece ser muito bom esse livro
    e a capa é linda *-*

    ResponderExcluir
  3. ah, a saraiva esta com frete grátis nas compras acima de 2 itens :D
    fikdik

    ResponderExcluir
  4. Eu queroo mto esse livroo!! ee a capa é linda né ;D

    ResponderExcluir
  5. Sabe o que eu acho bonito no livro? Quando ela começa a se apaixonar e não consegue aceitar aquilo.
    Há um momento em que ela se pergunta se ela está sendo contaminada por uma doença ou se está enxergando a luz.
    Acho bonito mesmo!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. "transformação incrível de personalidade"
    Adoro Martha, amo ler algo em que sinto o crescimento do personagem ao longo da história, me faz pensar que eu mesma posso mudar, (o que acho meio impossível)mas sempre me motiva, adorei a sinopse deste livro, já li várias resenhas positivas, e esta na minha lista de presentes de aniversário agora mês que vem , i gente se alguém quiser me dar estou aceitando. srrsrs

    ResponderExcluir
  7. minha amiga adriana ja tinha me falado desse livro, bacana a história. Mas essa coisa de cura para o amor... a não né.. hahhaha meu blog ta com sorteio, faz uma visita e segue la! http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito como vc escreveu sua resenha *-* Curta mas direta ao ponto. Estou louca para ler Delério, pela história e por que essa capa é LINDA né rsrsrsrrs Só espero que os livros não demorem muito a chegar aqui no brasil *-*

    ResponderExcluir
  9. De cara quis o livro, sou dessas que compra pela capa... eu sei, eu sei... fundo do poço de qualquer bookaholic... kkkkkk

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Nossa, já gostava de Lauren Oliver, mas depois dessa resenha, estou amando a autora.
    Parabéns pela resenha, ficou muito boa e só me deixou mais ansiosa para ler o livro.
    O que mais me chamou a atenção foi a capa e essa história incrível de amor ser considerado uma doença.
    Beijos, Stéphanie.

    ResponderExcluir
  11. Eu to doida para ler esse livro. Adoro distopia, e esse tema é muito interessante. E muito bom que a personagem evolui. Quero ler!!!

    ResponderExcluir
  12. Só de ver essa capa linda dá vontade de logo ler ele. E a continuação promete, ótima resenha, bem detalhada.

    ResponderExcluir
  13. adorei a capa!amei esse livro,mas me lembrou um pouco a serie destino,mesmo assim eu quero pois achei a historia bastante interesante!!

    ResponderExcluir
  14. Essa é a segunda resenha que leio e cada vez fico mais ansiosa.
    Acho que pelo temo do livro ser justamente o amor, esse livro é uma distopia diferente e mega interessante. Com certeza, é a próxima distopia que eu tenho que ler.

    ResponderExcluir
  15. Estou bem interessada neste livro, mais pela resenha do que pela sinopse dele.
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Desde o lançamento que eu estou com muita vontade de ler!
    parece muito interessante e a resenha só aumentou a vontade!
    ;*

    ResponderExcluir
  17. Estou louca pra ler esse livro! Ja me falaram muito dele e parece muito bom ..

    ResponderExcluir
  18. Muita boa a resenha. Estou curiosa para ler este livro. A história me parece ser emocionante.
    :)

    ResponderExcluir
  19. Mias uma resenha que leio e minha vontade de ler o livro só aumenta, gostei da forma que autora colocou o amor como uma doença, algo inovador no livro ao meu ponto de vista.
    Sua resenha ficou ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Esse é um dos livros mais desejados para mim em 2012, só escuto coisas boas sobre ele, e estou tão louca para ler, já li várias resenhas e todas me fazem querer o ler.

    ResponderExcluir
  21. Uma distopia diferente, mas apesar de não ter lido nenhum dos dois, essa coisa de escolher um par realmente me lembrou destino e passar por uma intervenção lembrou feios... Gostaria de ler para tirar minhas próprias conclusões e a capa é super linda!!!

    ResponderExcluir
  22. nossa, esse livro parece maravilhoso. a capa está perfeita, linda. amei.
    e sendo livro de amor, é tudo de bom. amo romances.
    a resenha ficou otima
    me deu mais vontade de ler
    mais anciosa ainda rsrs
    quuero muito ler esse livro.
    obrigada pela dica
    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  23. achei a capa linda, a sinopse não me convence muito, mas vi muita gente falando muito bem do livro, fiquei com vontade de ler. ;)

    ResponderExcluir
  24. Num impulso ousado e fatal, eu quero ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  25. Estou muito curiosa para ler esse livro. A história parece ser legal a pesar de ter essa coisa do amor como uma doença. E a capa ainda é linda ^.^ ótima resenha Martha. Só me deixou com mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  26. Ansiosa demais por esse livro. A história é demais, super criativa e instigante. Aliás, não sei se eu conseguiria viver em um mundo sem amor e programado.
    Acho que eu me arriscaria, como a Lena.
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  27. Mais uma distopia interessante!
    louca pra ler!
    parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  28. Resenha maravilhosa, dá-nos mais vontade ainda de ler. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  29. Adorei essa capa, muuuito linda.
    mas vejo a hora do segundo livro ser lançado aqui no Brasil...mesmo ainda não tendo lido o primeiro livro, mas li muitas resenhas, e adorei...esse livro realmente deve ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  30. A capa é linda, a estória interessante...
    Super show... será q eu viveria sem amor??

    ResponderExcluir
  31. A capa é linda demais, ja pude ver pessoalmente! *-*
    Achei história bem interessante, adoro a autora e estou doida pra ler o livro.

    ResponderExcluir
  32. Adorei!!! *-----------* Não tem como não lembrar de "Destino" lendo essa resenha o que, na vdd, me faz muito feliz pois adoro este livro. Distopia está suuuper na moda agora né e estou perdida nesse mundo, tanto que me senti obrigada a comprar "Estilhaça-me" e fiquei maravilhada! Prtendo muito ler "Delírio", estou bem curiosa. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  33. Ainda não entrei nessa 'onda' distópica, na verdade, acho que esse é o primeiro livro desse tipo que chamou realmente a minha atenção, tanto pela capa quanto pelo enredo que parece bem interessante. Tô louca pra saber quais as decisões que a Lena vai tomar!

    @Only_Mah

    ResponderExcluir
  34. Excelente a sua resenha!
    E o livro parece ser muito bom!
    Beijoos ;**

    ResponderExcluir
  35. Me lembrou Destino também, que aliás achei super lento,chato. Delírio parece ser lento tambem, mas parece ser bem melhor. Tô lendo tudo quanto é distopia ultimamente. Esse concerteza tá em primeiro na fila.

    ResponderExcluir
  36. Me lembrou Admirável Mundo novo...gostei da resenha +)

    ResponderExcluir
  37. Um doença..a primeira que li sobre esse livro, me assustei um pouco.
    como seria viver sem amor?
    Ir em busca do que se acredita...não há duvidas que esse livro tem um tema complicado e sim, deve ser ótimo.
    As bagunças dos sentimentos..
    Capa linda..

    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Eu simplesmente ADORO a autora. Ela é fantástica, escreve de uma maneira tocante e envolvente!
    Amei a sinopse. Conhecia o livro por nome, mas a estória mesmo eu não conhecia. O que eu posso dizer? Diferente. Em quantos livros vemos que o amor é tratado como uma doença? Eu, particularmente, nunca vi.
    Fiquei com vontade de ler essa estória totalmente singular, deve ser mais uma linda estória dessa autora fantástica.

    ResponderExcluir
  40. Eu já li vários livros de distopia (incluindo Destino, que eu acredito que pode ser meio parecido) e adoro o tema. Delírio, além de ter uma capa maravilhosa, parece ter uma trama bem legal. Eu fiquei muito curiosa com o que vai acontecer entre Lena e Alex!

    ResponderExcluir
  41. Já tinha ouvido falar desse livro em seu lançamento; mas não sabia muito sobre sua historia, e depois de ler algumas resenhas simplesmente fiquei roendo as unhas para ler esse livro (entrou na minha lista). Que horror viver sem amor e o amor ser tratado como doença. Realmente é um delírio.

    ResponderExcluir
  42. Quando comecei a ler a resenha, lembrei muito do livro "Feios", só que, enquanto que em "Feios" as pessoas tornam-se perfeitas aos 16 anos, em Delírio, todas as pessoas deixam de amar aos 18.
    Em Feios, até que parece atraente a ideia de ficar perfeiro, mas deixar de amar? Achei meio estranho, principalmente o fato de as pessoas acharem normal isso!
    Mas fiquei super curiosa com a resenha...gosto bastante de livros de Distopia.

    ResponderExcluir
  43. Fiquei intrigada com a história, super curiosa pra saber o que aconteceu no final, como assim viver sem amor?

    ResponderExcluir
  44. Uma história muito interessante.
    Como assim o amor é uma doença??!
    Fiquei intrigrada!!!
    Eu prefiro viver com o amor!

    ResponderExcluir
  45. Oi ..

    Primeiramente o que me chamou a atenção neste lançamento foi a capa. É linda e muito chamativa. Em uma livraria, o leitor não passa batido por ele.
    Segundo, a história possui uma premissa super interessante. Essa ideia de o amor ser uma doença é super inteligente e, se for bem trabalhada, dará um livro muito bom.

    Estou super curioso pra ler esse novo lançamento da autora aqui no Brasil.
    Adorei a sua resenha :)

    ResponderExcluir
  46. Quero muito ler esse livro por causa da capa dele e da sinopse que me deixaram com muita vontade ler.
    Gostei muito da sua resenha e achei engraçado o jeito que a personagem se apaixona.

    Bjins.

    ResponderExcluir
  47. Não tem como não amarrr a capa desse livro! A sinopse me chamou muito a atenção e, mesmo não tendo lido Antes que eu Vá, foram tantos elogios à autora que já acho que ela é ótima mesmo sem ter lido nada dela HAHA

    ResponderExcluir
  48. Oi Martha,
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro! Gosto de distopias e vi muitos elogios sobre esse. Além dessa capa maravilhosa!
    Beijos

    Cacá
    *Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

    ResponderExcluir
  49. Nossa esse livro é bem envolvente, adorei :)
    @vemprabelem
    Landararock

    ResponderExcluir
  50. Estou ansiosa pra ler esse livro pois fiquei fã de distopias. Só o que não me agrada é o fato de ser uma série, pois odeio ficar esperando que os livros sejam lançados para saber a continuação.

    ResponderExcluir
  51. Adorei a resenha!! O livro parece ser bastante envolvente e a história é show!!

    ResponderExcluir
  52. Resenha muito Bem feita e que acaba trazendo mais vontade de ler esse livro <3 EU QUEROOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  53. Muito bom... resenha excelente! Quero muito ler o livro!

    ResponderExcluir

 

Layout por PamFardin