18 de junho de 2012

Resenha- Garotas de Vidro

Esse kit é uma cortesia da Editora Novo Conceito


Garotas de vidro, publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito, aborda um assunto delicado. O livro conta a estória de duas garotas unidas por um objetivo bizarro: ficaram tão magras, a ponto de serem doentes.

Lia tem 18 anos e recebe a triste notícia que sua ex-amiga, Claire, foi encontrada morta, sozinha, num quarto de motel. Após uma amizade longa, elas se desentenderam e pararam de se falar. Mas na noite da morte de Claire, ela ligou 33 vezes para Lia, que não atendeu.

E para uma garota como Lia, que os números são símbolos importantes na vida-pois ela calcula tudo que ingere em calorias, quanto pesa e quanto gostaria de pesar- um número como 33 lhe perseguirá dia e noite. E não só o número. Após a morte da amiga, ela começa a ter alucinações, e está crente que Claire a persegue e não quer ir embora.

Monitorada para que não pule as refeições, Lia vive um martírio a cada dia. Morando com seu pai e madrasta, ela sabe que é vigiada o tempo todo, principalmente porque eles sabem que ela pode ter uma nova recaída e ser internada novamente, para que possa recuperar seu peso e saúde.

Entre as mentiras inventadas em casa, na escola e com sua psicóloga, Lia vive atormentada pelo desejo de se empanturrar de comida, mas ao mesmo tempo,a necessidade de perder cada dia mais peso.

Com tanto sofrimento, ela fará muitas besteiras, mas após um fato marcante que sua irmã presenciará, Lia tentará fugir de casa e abandonar todos que a controlam.

Sofrido e emocionante, o livro nos expõe a um problema enfrentado por meninas no mundo todo, mas que só é possível ser revertido quando as próprias vítimas estão dispostas a encarar o problema e admitir que o tratamento e o apoio da família são os melhores remédios para uma vida mais saudável e feliz.


20 comentários:

  1. Eu gostei bastante desse livro. E consegui lê-lo em um dia só de tanto que ele me interessou. Mas acho que bulimia e anorexia são distúrbios que atingem homens também, poucos mas é um caso a ser observado. Não que eu sofra disso, só para deixar claro haha.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Martha já li resenha de pessoas que dizem que ficaram chocados com o livro, que ele narra bem direitinho esse universo que aprisona o ser humano a estética. Tô doida pra ler....

    Bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, tem umas partes bem pesadas, mas eh bacana!!

      Excluir
  3. Queria ler a resenha, + tive que passar batido, pq não li e não queria influenciar, mas li que é bem sofrido. Eu gosto de um bom drama :) Tomara que goste desse, tb.

    ResponderExcluir
  4. ai martha, estou louca para ler este livro
    com certeza vou aproveitar minhas ferias da faculdade para ler todos esses lançamentos maravilhosos que a Novo Conceito andou lançando...
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí, nem me fale em ferias Rayme! A minha eh só em agosto e tenho uma lista imensa!!! Rsrsrs

      Excluir
  5. Eu tenho vontade deler, apesar de ser drama... e toadas as resenhas que li dizem que é bem sofrido mesmo...
    Mas o que levou a Lia a pensar em emagrecer tão drastcicamente... e o pq dela querer fugir... são perguntas que eu pretendo responder lendo...
    É um livro que deve servir de alerta...
    Gostei demais da resenha, curtinha, mas objetiva!!!

    ResponderExcluir
  6. oi, tudo bom? Nossa, esse livro parece ser muito bom, e a história que ele trata é muito delicada e importante, acho que todas as pessoas que sofrem desse distúrbio deveriam ler não é?
    Adorei seu blog, e principalmente os posts!!
    Estou seguindo, caso queira ver o meu blog, fique a vontade. Te convido a participar da coluna Mostre sua Estante, é uma coluna bem legal onde conto com voces, blogueiros, e daqui a um tempo pretendo liberar para todos que quizerem participar, mais informações tem lá no blog.
    Um beijo.
    ivrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ai que lindo ;/

    Amei!
    beijos

    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROMOÇÃO COM BlackBerry, E OUTRAS ESPECIAIS
    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  8. Oie.
    Nossa nunca pensei que um assunto como esse poderia se tornar um livro de literatura desse tipo, fiquei encantada da maneira como tratam dele, e como ele se encaixou na história. Fiquei curiosa para saber como será todo o desenrolar da estória. Gostei da sua resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Desde o lançamento desse livro, tenho vontade de lê-lo, pois esse tema é tão tenso, e que infelizmente se a propria pessoa não recenhece a doença se torna ainda mais dificil se recuperar dela. Achei incrivel a ideia da autora de por esse tema num livro! Fiquei mega curiosa para saber como ela explora o assunto! Quero muito lê-lo!
    Adorei sua resenha! Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Me interessei bastante pelo livro! Fiquei muito curiosa sobre tudo! Quero muito lê-lo!

    ResponderExcluir
  11. A história desse livro é realmente interessante. Não vejo a hora de poder lê-lo *-*
    Amei sua resenha :D
    Beijinhos ^^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa que estória forte, muito drama, eu até gosto mas acho que por agora estou precisando mesmo é de uma coisa mais leve, acho o tema muito interessante, ainda mais hoje em dia em que a magreza esta tão valorizada, um bom toque pra muitas meninas por ai.

    ResponderExcluir
  13. Estou muito interessada neste livro, mas só poderei fazer um comentário com mais conteúdo depois de ler!

    ResponderExcluir
  14. Nossa estou louca para ler esse livro, pois ele fala de um tema super importante e que não pode ser esquecido ... Gosto de livros fortes, por isso ele já esta na minha lista de desejados !!!

    Espero ter sorte no sorteio * *

    Beijus

    ResponderExcluir
  15. Este livro está em muitos blogs e eu estou querendo ler, porque acho que vai ser muito interessante e forte, sendo que o tema é super educativo, principalmente para os adolescentes que são alvos desta mídia que massacra com o culto a magreza.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  16. Eu já vi varias resenhas e quero muito ele , deve ser muito interesante emocionante e tal . Acho que vou chorar

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito ta sua resenha, sem dar muito do livro e ao mesmo tempo capitou a essência dele. Acho que tudo de bom foi sitado na resenha e deixou muita gente com vontade ler, ir mais além, parabéns.

    ResponderExcluir

 

Layout por PamFardin