19 de setembro de 2012

Resenha- Alerta Final

Esse livro é uma cortesia da Editora Bertrand!

O dia anterior, provavelmente, fora o pior da sua vida. Ela enterrara o pai, seu último parente sobre a Terra. Fora atacada por homens armados. Conhecia gente que fazia terapia por muito menos. Poderia ter caído prostrada pelo sofrimento e pelo choque. Mas não caiu. O dia anterior fora o melhor de sua vida. Ele apareceu como uma visão sobre os degraus, atrás da garagem, diante do quintal. O sol do meio-dia em cheio sobre sua cabeça, iluminando-o. Seu coração disparou, e os velhos sentimentos afastados do centro de sua vida retornaram,mais fortes e intensos do que nunca, como uma droga correndo pelas veias, como uma sucessão de trovoadas.”(pág 138)

“-Posso comprar uma arma em qualquer lugar. Principalmente na cidade de Nova York. Você quer pizza de quê?
- Você tem dinheiro o suficiente?
- Para a pizza?
- Para a arma.”(pág 201)

Os personagens de Lee Child são extremamente inteligentes e espirituosos. Só isso, já vale cada linha.

Apesar de ter os outros livros dele, Destino Inferno, Dinheiro Sujo e Um tiro, só li este último, por falta de tempo.

Jack Reacher é um ex major da Unidade de Investigações do Exército . Aposentado após dar baixa de seu cargo, ele roda o mundo, sem criar laços, já que não tem parentes vivos.Com algumas filosofias de vida interessantes, sua mente e corpo trabalham o tempo todo.

Em Alerta Final, publicado no Brasil pela Editora Bertrand, Reacher continua em forma . Apesar de ter sua pensão de aposentado e somente 39 anos, ele também procura trabalhos por onde passa, a fim de completar sua renda. Atualmente, cava piscinas nas Ilhas Keys. A noite, ele é segurança num bar de stripper. Sua identidade é sempre um mistério, já que seu desejo é continuar anônimo. Isso só torna mais difícil ser encontrado. E ele é um cara muito solicitado.

Nesse livro, Jack é procurado por um investigador e dois caras de ternos caros. Não revelando sua identidade para nenhum deles, o primeiro acaba morto, e Reacher fica sem saber quem o procura e por que.

Inquieto, ele parte na mesma noite para Manhattan, a fim de descobrir um pouco sobre o investigador assassinado. Lá, usando suas táticas bem boladas, começa uma busca que revelará o nome de seu ex comandante no exército, Leo Garber. Quando vai lhe fazer uma visita, a fim de descobrir o que queria, recebe a notícia que seu mentor faleceu. Em sua casa, encontra Jodie, a filha de Leo que ele não via há 15 anos. Há 15 anos, ele tinha 24, e achava que era velho demais para ela. Agora , vendo ela com 30, continua pensando se essa diferença de idade continua sendo tão grotesta quanto era no passado.

Jodie confessa que ela mandou o investigador atrás dele, pois seu pai estava verificando o desaparecimento de um ex soldado que foi dado como morto há 30 anos-sem provas- a fim de aliviar a dor de um casal de velhinhos que conheceu. Pensando em entender porque Leo se empenhou nessa busca, ele faz dela a sua busca também.

Quando começa a investigação, percebe que não só sua vida está em risco, como a de Jodie. Os homens que o procuraram nas Keys querem tirá-los do caminho. Mas Reacher, perspicaz e bem treinado, sabe o que fazer em momentos assim. Ele só não sabe que esses mesmos homens têm haver com o desaparecimento do soldado que ele investiga.

Recebendo ajuda de vários conhecidos do Exército, Reacher ficará cara a cara com o inimigo. Desenterrando assuntos guardados à sete chaves, ele descobrirá toda a verdade sobre os homens em seu encalço, além de arriscar a vida para salvar a mulher que finalmente percebeu que ama. 

“Nenhum choque ou surpresa,  nada de engasgar com medo ou entrar em pânico.Nenhuma pausa, hesitação ou qualquer inibição. Apenas a reação instantânea diante de um mero problema mecânico colocado diante dele como um diagrama mecânico envolvendo tempo, espaço, ângulos,balas sólidas e carne macia.” (pág 86)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin