26 de fevereiro de 2013

Resenha: Extraordinário

Esse kit é uma cortesia da Editora Intrinseca


É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante.”(pág 222)

Preceitos de August: “Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.

 A mamãe fala que, àquela altura, haviam lhe falado tudo sobre mim. Ela já tinha se preparado para me ver. Mas diz que, quando olhou para o meu rosto minúsculo e deformado pela primeira vez, só o que notou foi como meus olhos eram bonitos.” (pág 15)


De todas as coisas extraordinárias que poderiam acontecer com Nate e Isabel, a única que eles não imaginavam é que seu segundo filho nascesse com uma doença tão rara, que até a nomenclatura fosse impossível. August nasceu com uma deformação do crânio e da face e contrariou todas es expectativas médicas. Ele sobreviveu a várias cirurgias para melhorar a aparência e agora, com 10 anos, enfrentará mais um obstáculo: ir para a escola. Sua mãe o instruiu o quanto pôde, mas sabe que o melhor é que ele freqüente uma escola de verdade e conviva com outras crianças.

August é irmão de Olívia, que está com 15 anos. Eles são uma família feliz e amorosa! O fato do rosto de August ser como é, não impediu que ele crescesse como uma criança relativamente normal e com ótima saúde.

Olívia, carinhosamente chamada de Via por sua família e alguns amigos, entende como August sempre precisou de cuidados. As pessoas o olham como se ele fosse uma aberração, e isso a incomoda demais.

Histórias de superação sempre são comoventes. Cada pessoa envolvida em uma dessas histórias tem uma perspectiva dos acontecimentos. Com Extraordinário, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, não é diferente. A diferença é que é preciso muita sensibilidade para descrever em palavras sentimentos tão profundos. A autora R. J. Palácio soube fazer isso de uma forma tocante. Alterando a narrativa entre August, sua irmã e alguns amigos, percebemos como o amor é fundamental na mudança das pessoas.

August estava ciente de sua condição. Sabia que as pessoas o olhavam e ficavam chocadas. Na escola, isso era evidente em todos os momentos. Mas apesar de todo o preparo psicológico, crianças são iguais em todo o mundo, e isso não foi diferente na escola que ele freqüentava pela primeira vez. Mas o mais impressionante é como a forma de encarar cada obstáculo mudou muitos à sua volta. Talvez, se August não tivesse crescido numa família tão incrível, ele não fosse capaz de entender que as pessoas precisam de tempo para se adaptar a situações que elas nunca viveram.

Seu humor peculiar, herdado de seu pai, que é conhecido como o comediante da família, o tornava uma pessoa agradável. E quem não gosta de pessoas agradáveis, por mais feias que elas sejam?

Com um enredo emocionante, Extraordinário conquista o leitor e nos faz pensar em como as vezes temos mais do que merecemos, mesmo não sendo o que esperamos. Vários temas são tratados com sutileza pela autora, todos voltados para a importância em aprendermos a avaliar as pessoas pelo que elas são, e não pelo que elas têm.

Para conhecer uma história real, acesse aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin