16 de março de 2013

Resenha-Garota Exemplar

Esse livro é uma cortesia da editora Intrinseca

"O que deveria ser feito ao homem que inventou a celebração de aniversário de casamento? Só assassinato seria leve demais."(pag 124)

Apesar de Garota Exemplar,de Gillian Flynn, publicado no Brasil pela Editora Intrinseca, ter vendido mais de 4 milhões de exemplares em todo o mundo, confesso que não engrenei de vez no livro. Não foi, inicialmente, uma fissura louca para saber o desfecho. Sou fã de suspense policial, mas esse livro não se compara a nenhum que eu tenha lido até hoje. Mas não deixe de acreditar que a estória é incrível e a autora foi incrivelmente esperta ao criá-la. Não é à toa que é um sucesso.

Amy, a personagem principal, é uma garota linda e rica, o sonho de todos os homens. Ela é perfeita em tudo o que faz. Nem ela sabe se isso é real ou se é assim, baseando-se no sonho de seus pais em tê-la, após vários abortos, e na série infantil que leva seu nome. 

Apesar da perfeição, Amy não conquistou Nick imediatamente. Alguns meses após conhecê-lo, ela finalmente o atraiu para suas doces garras e casarem-se. Nick é um jornalista. Amy, uma psicóloga que cria testes para revistas. Eles moravam em Nova York, até ambos perderem os empregos e  mudarem-se para a cidade Natal de Nick, onde morava sua mãe, que estava com câncer, seu pai doido e sua irmã gêmea Margo.

A perfeição de Amy não foi suficiente para manter o amor de Nick quando eles ficaram sem dinheiro. A aparente apatia de ambos, camuflava muitos segredos.

O leitor começa a entender como são Nick e Amy após ela desaparecer no quinto aniversário de casamento. A estória nos leva a mudar de opinião diversas vezes.E aí sim a leitura engrena e as coisas mudam completamente. De marido assassino, percebemos que Nick pode ser tudo, menos um homem capaz de tal coisa, apesar de em seus pensamentos ele perceber que talvez pudesse mesmo matar sua esposa.

Amy usou toda sua psicologia para preparar uma jogada sensacional. A dúvida que temos é entre decidirmos se ela é uma Garota Exemplar porque pode ser dissimulada ao extremo ou porque ela sabe como se preparar para uma vingança perfeita, que apesar de deixar o leitor em dúvida com alguns furos de suas estória, ficou perfeitamente coesa ao apresentá-la aos envolvidos.

Garota Exemplar surpreende em muitos momentos, mas certamente o final é o melhor deles, como sempre, não pela explicação de muitos fatos, mas pela constatação que Nick e Amy foram mesmo feitos um para o outro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin