20 de abril de 2013

Resenha- A lista dos meus desejos

Esse livro é uma cortesia da Editora Alfaguara(Grupo Objetiva)

Um ano na lista dos mais vendidos na França, A lista dos meus desejos, publicado no Brasil pela Editora Alfaguara, do Grupo Objetiva, é um livro fino, com 150 páginas, mas a autora foi sensível e minuciosa ao escrever sobre um assunto polêmico: o dinheiro trás felicidade?

A primeira resposta que nos vêm à mente é: com certeza!! Mas no caso de Jocelyne, as coisas não foram exatamente como ela imaginava. 

Moradora de uma cidade no interior da França, Jo levava a vida tranquila, ao lado do marido, longe dos dois filhos, que saíram para estudar fora, como normalmente acontece nas pequenas cidades.

Dona de um pequeno armarinho, Jo tem algumas boas amigas e uma pequena lista de coisas que gostaria de ter, caso tivesse dinheiro suficiente para comprá-las sem que o valor faça falta no dia-a-dia. Gordinha, ela lembra com amargura dos primeiros anos de casamento, quando seu marido também era jovem e a maltratava. Esses pensamentos intercalam-se com seu presente, agora madura e tendo no marido um companheiro tranquilo, trabalhador e amoroso.

Jo também tem um blog onde posta sobre as novidades que chegam ao armarinho: linhas, tecidos, tricô e botões. Coisas simples, mas que a transformam num ponto de referência para tantas mulheres que precisam de uma distração e ocupar o tempo ocioso na pacata cidade.

A única pessoa que sabe tudo que se passa no coração de Jo é seu pai, que sofre de uma doença que apaga suas lembranças 6 minutos após ouvir qualquer assunto.

Suas melhores amigas são fissuradas em loteria. Toda semana fazem um jogo. Após muita insistência por parte delas, Jo decide também fazer um, e para seu espanto, ganha os 18 milhões. E agora? Será que conta para as amigas e sua família ou simplesmente guarda o dinheiro e mantém sua vida simples e regrada?

É uma guinada impressionante que Jo não está preparada para enfrentar. Ela sente que sua vida mudará completamente caso as pessoas descubram que é a felizarda ganhadora de tanto dinheiro. Ela também sabe que seu casamento pode não suportar tamanho baque e que a possibilidade de ter tudo o que sempre quis pode trazer-lhe mais tristeza que alegria.

O que Jo não imaginava é que as mudanças em sua vida seriam benéficas, até certo ponto, dando a ela a possibilidade de ter um tipo de felicidade a qual não estava acostumada, mas que mesmo assim não é a que queria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin