23 de maio de 2013

Resenha: A quinta testemunha

Esse livro é uma cortesia da Editora Suma de Letras


Se você tivesse que escolher entre ser um advogado de defesa e um promotor, qual escolheria?
Para Mickey Haller, a defesa é seu lugar. Após um tempo trabalhando em casos de hipoteca, ajudando seus clientes a manterem suas casas- mesmo com a decisão do banco de reavê-las- Haller está de volta ao lugar que ele mais gosta.
Sua cliente de hipoteca Lisa Trammel, foi surpreendentemente acusada de ter matado o gerente do banco ao qual ela devia. Haller então foi chamado para defendê-la. Mesmo sabendo que sua cliente não tem dinheiro para pagá-lo, ele assume a causa, pensando que sua história tão dramática pode gerar um filme no futuro.

Lisa é professora, abandonada pelo marido, com um filho pequeno para criar. Isso por si só, já a torna frágil. O fato de ser acusada de um crime cometido a sangue frio, só fragiliza ainda mais a acusada.
Haller não quer saber se ela é inocente. Quer apenas juntar os fatos para absolvê-la.
Juntando as poucas provas que encontra, a promotora responsável pelo caso está disposta a condenar Lisa por muitos anos.
Usando toda sua experiência e malícia, Mickey defende Lisa com todo força. Com a ajuda de sua equipe, ele encontra meios de provar que uma mulher tão pequena e franzina não poderia ter matado um homem com 1,80m, da forma como a vítima foi assassinada.
Um emaranhado de informações vai surgindo no decorrer do julgamento. Com provas tão superficiais, Mickey têm certeza que essa vitória está garantida.
Muitas verdades pessoais assolarão Mickey durante o julgamento. Com o ego ferido, ele tenta defender sua cliente da melhor forma possível. Arrogante em certos momentos, só percebe tarde demais que ela pode não ser tão inocente assim. Mas será que ele está disposto a voltar atrás?
A quinta testemunha, publicado no Brasil pela Editora Suma de Letras, mantêm o mesmo ritmo de escrita do autor. Sou suspeita ao afirmar que o livro é perfeito em todos os sentidos: desde a estória em si, com começo, meio e fim, bem estruturada, como na descrição de um julgamento, suas provas, álibis, jurados e desfecho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin