17 de agosto de 2013

Resenha: O Projeto Rosie

Esse livro é uma cortesia do Grupo Editorial Record

Don é considerado socialmente incompetente. Acredita que o IMC corporal das pessoas é um parâmetro para avaliar a personalidade dos indivíduos. Com quase 40 anos, ainda não encontrou a mulher da sua vida, mas também não sabe se quer que isso se concretize.
Geneticista conceituado, professor associado numa universidade, decide iniciar o Projeto Esposa, criando um formulário com, pasmem, 16 páginas, onde incluiu perguntas peculiares, que, em sua opinião, serão decisivas para encontrar a mulher dos seus sonhos.
Seu amigo Gene, psicólogo, sabendo de seu novo projeto, decide enviar Rosie para conversar com Don. Na verdade, foi uma estratégia para ajudar Rosie, já que ela estava em busca de seu pai biológico e Don poderia ajudá-la, sendo geneticista.
Rosie era imperfeita em todos os sentidos: fumava, desorganizada, analfabética matematicamente e tinha exigências alimentares ridículas. Ninguém parecia pior. Mas Rosie também era engraçada, ousada e cheia de vida. Estava completamente fora dos padrões do Projeto Esposa, mas ao seu lado, Don se sentia ótimo, mesmo que sua rotina ficasse completamente fora dos padrões quando estavam juntos.
Usando suas habilidades organizacionais, paralelo ao Projeto Esposa,  Don cria o Projeto Rosie, que é basicamente encontrar o pai biológico de Rosie entre os possíveis candidatos, que eram todos os homens que estavam na formatura da mãe de Rosie. Parecia algo impossível, mas não para o meticuloso Don.
Durante o projeto, Don e Rosie foram se conhecendo mais. As horas que passavam juntos eram ótimas para ambos, mas Rosie sabia que Don, sofredor da Síndrome de Asperger (uma forma de autismo), nunca conseguiria amá-la como ela merecia. Mas isso não impediu que ele percebesse há tempo que poderia ter uma vida feliz com Rosie.

O Projeto Rosie, publicado no Brasil pela Editora Record, é engraçado e romântico. Abordando a Síndrome de Asperger de uma forma cômica, trazendo leveza ao assunto, nos faz refletir sobre as diferenças de personalidade e sobre a forma que cada um tem de encarar os problemas da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin