12 de maio de 2014

Resenha: O canto das sereias

Esse livro é uma cortesia da Bertrand Brasil

Quando comecei a ler O canto das sereias, publicado no Brasil pela Bertrand Brasil, fiquei admirada por ver a para “disquete” e porque as pessoas tinham pouca ou nenhuma experiência com computadores. Não que eu já tenha usado um disquete...cof, cof, cof. Na verdade, o livro foi publicado originalmente em 1995, por isso essa gama de informações. De qualquer forma, isso não muda em nada na forma como Val McDermid foi incrível em narrar mais um suspense policial eletrizante.
Nesse livro, a polícia está à caça de um serial killer. Relutantes no início, mas convencidos após algumas coincidências, que o assassino que procuram por 3 crimes é o mesmo, decidem chamar o psicólogo especializado em traçar perfis criminais, Tony Hill, para que ele os ajude a descobrir mais características do criminoso, a fim de estreitar o campo de busca. Equivocados desde o início, pois acreditavam que o alvo das chacinas eram os gays, Tony dará um novo rumo às investigações.
A policial Carol Jordan é subordinada do implacável Tom Cross. Por ser mulher num mundo basicamente masculino, ela batalha para provar seu valor. E é esperta e determinada. Policial das antigas, Cross acredita somente no trabalho de campo. Por esse motivo, logo é afastado da investigação.
Carol é designada a acompanhar Tony nas descobertas que ele faz ao longo do caso. Solteira, ela se sente atraída pelo médico. Ele, por sua vez, apesar de achá-la bonita, sofre com uma batalha interior que o faz querer distância das mulheres.
Paralelo à tentativa de encontrar o assassino, temos o próprio assassino, que vai nos contando, através de diários, como foi a saga para capturar cada uma de suas vítimas. Utilizando-se de aparelhos de tortura medieval, que ele mesmo construiu, percebemos como é perturbado e instável. E nisso Val McDermid foi perfeita, pois traçou com detalhes todo o trajeto desse desequilibrado.
Perturbador e com a dose certa de suspense, o leitor ficará intrigado sobre esse assassino e seus motivos. No avançar da história, perceberemos que ele não é tão fácil de capturar e que a polícia terá que usar toda sua astúcia e conhecimento para encontrar esse psicopata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin