3 de agosto de 2014

Resenha: Um corpo na neve

Esse livro é uma cortesia do Grupo Editorial Record

"-Não é perigoso? Sabem -arfei, apontando meu peito no escuro-, para o coração?
- A vida é perigosa- disse Macha, passando um braço à minha volta. - Até hoje, ninguém sobreviveu a ela."(pag 102)

Nicholas foi para a Rússia a pedido da empresa em que trabalhava, a fim de ajudar algumas investidores com pedidos de financiamentos para projetos, entre eles, exploração de petróleo. Oriundo de Londres, estava completamente deslocado num país que ainda vivia os vestígios de uma guerra que devastou mais as pessoas do que qualquer outra coisa.

Em Moscou ele vivia sozinho, porém, seus colegas de trabalho sempre o levaram para os bares e prazeres da cidade. Com 38 anos, ele sentia o peso da idade e da vida. Longe da família, virou um alvo fácil para jovens golpistas que viram nele a oportunidade perfeita para dinheiro fácil.

Macha e Katia eram jovens e lindas. Nicholas as conheceu no metrô, após livrá-las de um assaltante, e imediatamente criaram laços. Começaram a frequentar bares da moda e viagens estranhas para lugares mais estranhos ainda. Mas ele não se importava. Só queria a companhia de Macha e algumas horas da paz que ela lhe proporcionava. 

Envolvido, foi com naturalidade e quase condescendência que ele ajudou as "irmãs" a auxiliarem Tatiana, uma velha senhora, a vender seu apartamento herdado do governo( pois seu marido tinha servido na guerra), e supostamente comprar outro mais moderno e sossegado.

Numa época em que homens eram mortos e deixados na neve-que os conservava-, tornou-se hábito dar golpes imobiliários. Foi só muito depois, quando já não havia mais nada a ser feito, que Nicholas percebeu que tinha sido usado. Para um advogado, sua ingenuidade era comovente.

Um corpo na neve, publicado no Brasil pela Editora Record, é contado para uma suposta mulher que viria a viver com Nicholas após seus quatro anos e meio em Moscou. Apesar do desenrolar de sua estadia no país, é com saudade que ele se lembra de seus anos por lá e de como ele se sentia feliz, mesmo percebendo como tudo parecia superficial demais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin