19 de junho de 2011

Resenha-Lolita

Esse livro é uma corteria da Editora Alfaguara

Às vezes acho que me falta maturidade ou senso crítico para entender as obras russas....
Também sinto que o entendimento vai muito além do que o escritor relata, mas também das nuances das entrelinhas.


No início do livro, antes mesmo de começar a lê-lo, pensei que talvez não fosse legal uma estória sobre um cara mais velho que se apaixona por uma criança(praticamente). E levando em conta todos os preconceitos e problemas que vemos todos os dias relacionados a incesto, pedofilia e estupros(desculpa o exagero), me senti mesmo tentada a não ir adiante. Mas no decorrer da leitura, comecei a pensar que talvez a criança não fosse tão inocente assim... Não me recriminem...mas em muitas passagens, podemos perceber como Lolita manipulou Humbert em muitas ocasiões. E na verdade, isso acontece com todos que tem algo a temer. Ou até mesmo com quem não tem.

Humbert acredita que seu amor e dedicação por Lolita, o redimem de todo o mal que ele causa a ela. Mas no fundo ele sabe que o que faz é errado e pode não parecer,mas tem total consciência disso.

Em Lolita, com nova edição pela editora Alfaguara, do Grupo Santillana(mesmo grupo da Editora Objetiva e Suma de Letras), esbarraremos em muitas contestações internas e “pré-conceitos”. E se você abrir a mente e se deixar levar, é certo que se surpreenderá com a forma que o escrito encontrou de descrever essa estória de desespero, amor e contradições.


Para participar do comentário premiado, comenta nesse post, twitte a frase abaixo e preencha esse formulário.

>Confira a resenha de Lolita, da @alfaguara_br, no #BlogLendoeComendo ! http://bit.ly/mQCB8V
 

Layout por PamFardin