13 de julho de 2011

Resenha-Para ler romances como um especialista

Esse livro é uma cortesia da Lua de Papel

Se nós leitores vamos ter em mãos a vida e a morte dos romances, provavelmente seria bom saber mais sobre eles.” Pág. 12

“...Os romances que lemos nos permitem encontrar pessoas possíveis,versões de nós mesmos que nunca veríamos, jamais nos permitiríamos ser, em lugares aonde jamais poderemos ir e talvez nem quiséssemos, sempre com a garantia de retornar para casa outra vez. Ao mesmo tempo, o romance contém suas próprias possibilidades, milares e truques narrativos que são recompensas por si mesmos, seduzindo leitores insuspeitos e até cautelosos.”(parte do primeiro parágrafo)


Quando eu fiz pré-vestibular, ficava encantada com as aulas de literatura, onde meu professor Grijó nos fascinava com as explicações sobre os livros-tema para o vestibular do qual ía prestar as provas.


Desde então, tenho tentando avaliar os livros que leio, mas não sei se tenho essa profundidade e conhecimentos necessários.

Hoje, após terminar de ler esse livro, tenho certeza que mais uma porta está se abrindo...

Para ler romances como um especialista, publicado no Brasil pela Lua de Papel,  poderia chamar-se também Como ESCREVER romances como um especialista”, já que o livro, além de nos explicar como analisar os livros que lemos, também nos dá várias dicas de como devemos, caso desejado, escrever o nosso próprio romance!

O livro é dividido em capítulos, todos eles com títulos (que segundo o autor, são fundamentais para nos situarmos numa leitura), e nos explica como deve ser a análise do que lemos e como é o primeiro parágrafo que nos cativada num primeiro momento.

Isto é o que os capítulos fazem, por convenção: concluem pequenas estruturas de apoio à grande estrutura do livro. Um capítulo tradicional tem um princípio, um meio e um fim. Oferece aos leitores alguma coisa: uma história dentro da maior, uma cena que desenvolve um tema ou idéia, uma mudança na direção da trama atribuível a um único evento ou acidente...”(pág 83)

Os clássicos Cem anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez, O homem sem qualidade, de Robert Musil ( ambos abandonados por mim, porque achei muito complexos) , entre outros tantos, são citados e analisados, superficialmente, para que entendamos como os autores querem que interpretemos seus livros.

Uma das coisas legais desse livro é que ele fala sobre vários livros e autores que conhecemos, outros não, e nos faz ter vontade lê-los também(já comprei um dos livros hoje: A Casa Soturna).

Charles Dickens, Anthony Burgess, Rex Stout, Jorge Amado, Jonathan Swift, entre tantos outros, são alguns dos autores citados no decorrer das 288 páginas.

Eu poderia explicar mais, transcrever todos os parágrafos que eu marquei, e mesmo assim não seria o suficiente para demonstrar como o livro é maravilhoso.
Quando você tiver oportunidade, compre-o e leia-o. Certamente irá enriquecer suas próximas leituras e criar alguns pontos de vista que antes não tinha.
 Nota mil!!!

 Adicione no seu Skoob!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin