28 de novembro de 2011

Resenha- Vida Roubada

Esse livro é uma cortesia da Editora BestSeller

Toda vez que eu leio um livro baseado em fatos reais, sempre fico chocada. Por mais desastres ou maldades que vejamos no dia a dia, desde que não seja com as pessoas que amamos, tenho a impressão de que não é real, que é uma coisa muito distante de mim.

Ao ler Vida Roubada, publicado no Brasil pela Editora BestSeller, fiquei perplexa mais uma vez. A história é contada pela própria Jaycee Dugard, que foi seqüestrada quando tinha 11 anos e mantida presa por 18 anos. Só isso já é chocante o suficiente. No livro, Jaycee conta, em forma de diário, tudo o que ela passou nesse período. Dos abusos sexuais, conversas e momentos ao lado das pessoas que a mantiveram presa durante todo esse período.

Ela teve duas filhas, vários animais de estimação e uma vida que nenhum de nós, que nunca passou por isso, pode imaginar.

O que mais me impressionou, é que ela ficou tão dependente do casal que a seqüestrou, a ponto de trabalhar para eles, e mesmo quando ela teve a oportunidade, várias e várias vezes, de sair do cativeiro e ir para a cidade, ela nunca falou nada disso com ninguém.

Acho que só entenderia essa situação se eu fosse uma psicóloga. É muito complicado  ver como ela suportou tantos anos de tanto sofrimento e consegue sorrir para a vida que ela voltou a ter.

O sequestrador de Jaycee foi condenado a 431 anos de prisão. Isso não apaga de sua memória nada do que aconteceu e nem é uma forma de recompensa por tudo o que ela passou, mas é uma forma de não permitir que esse maníaco faça a mesma coisa com outra pessoa.

O livro de Jaycee é um alerta para todos nós, e principalmente para as pessoas que têm filhos. Digo isso porque muitas crianças não têm noção nenhuma de como o mundo pode ser cruel quando menos se espera.

Assista esse vídeo e conheça um pouco da história de Jaycee.

5 comentários:

  1. Esta é a primeira resenha que leio desse livro. Já o tinha visto, mas ainda não tinha atentado para ele.
    Também gosto muito de livros que tratem da vida real do autor, principalmente. Sempre nos trazem maravilhosas lições de vida.
    Como é que pode existir gente tão ruim desse jeito?! É algo que a gente vive se perguntando.
    Muito interessante podermos acompanhar a trajetória de alguém e de saber como essa pessoa conseguiu vencer, em meio a tantas atrocidades em sua vida.
    Fiquei super curiosa para lê-lo!

    Beeijo, Martha!
    @BrinaSophie

    ResponderExcluir
  2. Sobre a temática, já li "Identidade Roubada" - por causa de uma resenha sua, inclusive! - e "3.096 Dias". Apesar de só o segundo tratar da realidade, fiquei extremamente, sabe, não sei explicar, mas com o coração pesado.

    Bom, gostei muito da sua resenha e mais uma vez me despertou o interesse pelo livro. Vou deixar como desejado lá no skoob, mas nem tenho certeza se lerei mesmo.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olhando a capa, eu não dava muita coisa pro livro. Já que eu sempre leio os livros pela capa. rs Mas as vezes abro exeções.
    Mas quando li sua resenha, mudei meu conceito sobre esse livro.
    A capa aqui não está mais sendo julgada por mim, não vou nem falar dela. Mas da estória. O que isso? A menina que viveu tantos anos presa. Abuso. Meu Deus!

    E o cara foi condenado a ficar na prisão mais de 400 anos? Isso não é inteligente da parte da autora e nem da polícia. Porque ninguém vive tudo isso, né?! rs

    Eu fiquei interessada. Mas deve ser um pouco, ou muito chocante.

    Beijos, Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro tem uma história muito forte e apesar de tudo linda, quero muito ler esse livro *_*
    @anasofiachang

    ResponderExcluir
  5. olhando a capa não tem como achar lá grande coisa, mas já li 3.096 Dias e achei incrível. esse parece seguir uma mesma linha né?
    acho que vai para minha lista

    ResponderExcluir

 

Layout por PamFardin