24 de novembro de 2012

Resenha: Sob a redoma

Esse livro é uma cortesia da Editora Suma de Letras


A Redoma surgiu sobre Cheste'rs Mill de repente, no meio do dia. Nesse dia, muitas pessoas estavam fora da cidade, trabalhando ou passeando, e outras estavam lá, aproveitando o pequeno sossego interiorano e executando suas rotinas. Muitas perspectivas serão demonstradas durante a leitura, alguns com horror, medo e pânico. Outras com deboche e sarcasmo.

Jim Rennie é o segundo vereador de Chesters Mill. Na cidade, somente 3 vereadores governam. Não há prefeito ou algo parecido. Big Jim, como é conhecido, usou seu poder para enriquecer ilicitamente. É difícil saber se ele acredita ser abençoado com a palavra de Deus ou se é loucura, propriamente dita, mas ele manipula a cidade de tal forma, que talvez seja o pior mal da Redoma. Para Big Jim, não interessa saber se a redoma um dia desaparecerá. Ele só se importa em quanto poder ela pode trazer-lhe.

Dale Barbara é um ex-militar, estava saindo de Chester's Mill no dia que ficou conhecido como O dia da redoma. Por muito pouco não ficou livre do inferno que a cidade se transformou. Providência divina ou não, agora é obrigado a ficar e posteriormente será nomeado a autoridade no comando, pelo presidente americano. Quem não gostará nada disso é Big Jim, que manipulará os cidadãos para acreditarem que foi o próprio governo americano, com a ajuda do humilde Dale Barbara, quem instalou a redoma na cidade.

O caos está formado, e por mais instável que a situação pareça, algumas pessoas ainda têm bom senso, e se unirão secretamente para descobrir por conta própria o que causou a redoma.  Pessoas como a dona do jornal, a pastora da igreja, o único médico que restou, o dono da loja de materiais diversos, a dona do adorável Rosa Mosqueta, que era a lanchonete mais popular, ou seja, a única, da cidade, e porque não, os nerds mais jovens da cidade, entre outros, que depois de testemunharem situações nunca antes vistas, driblarão a polícia despreparada e o poderoso Big Jim, para encontrar a origem da redoma e tentar destruí-la.

Todo esse contexto foi só um pretexto para Stephen King abordar o ponto principal do livro: as relações humanas e tudo o que as envolve. Com sensibilidade e humor, seremos transportados diretamente para a vida dos personagens, sofrendo com eles a angústia de um futuro incerto, que poderia ser amenizado, caso os homens fossem mais práticos e pensassem na coletividade.

Envolvente, emotivo e nada sutil, o autor nos presenteia com mais um livro incrível. Stephen King pegou pessoas comuns e desenvolveu um enredo surpreendente. Se não fosse tão elaborado, talvez não fosse tão bom. Não adianta correr para ler as 960 páginas. O ideal é degustá-lo com cuidado, para absorver toda a narrativa e idéia que o autor nos apresenta.  Como todo livro sensacional, a vontade é que tivesse pelo menos mais umas 300.

Sob a redoma, publicado no Brasil pela Suma de Letras, é tudo mesmo que você ouviu por aí e tem tudo o que esperamos: suspense, adrenalina e até romance.... 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin