6 de fevereiro de 2013

Resenha- O pesadelo

Esse livro é uma cortesia da Editora Intrinseca.

Joona Linna é muito intuitivo. E isso, vindo de um policial, torna-o alvo de chacota e descrença. Joona trabalha no DIC, Departamento Nacional de Investigação Criminal, em Estocolmo, na Suécia. Com anos de experiência, ele normalmente acerta em seus pressentimentos.

Quando é chamado para investigar o suposto suicídio de Carl Palmcrona, diretor-geral da Inspetoria Nacional de Produtos Estratégicos- que é quem toma a decisão sobre as exportações de armas suecas- ele imediatamente deduz o que aconteceu. A música clássica que toca ao fundo o intriga, mas percebe como Palmcrona deu fim à sua vida. Essa foi a parte fácil. A parte difícil é entender o que o levou a isso e quem o ajudou, já que existe outra pegada, além da dele, no piso da sala.

O caso o deixa desconfortável. Por que um homem numa posição tão respeitável e importante, se enforcaria? Pensando nisso ele vai em busca da opinião do legista. No departamento de medicina legal, um outro caso intriga Agulha, como é conhecido o médico responsável pelas autópsias : uma jovem foi encontrada num barco abandonado, deitada numa cama, e o laudo indica que ela morreu afogada. Mas não havia água em seu corpo.Somente água salgada nos pulmões. Sabendo da capacidade de Joona, Agulha pede sua opinião. Ele não deveria se envolver, mas sabe que talvez nenhum outro policial perceba as pequenas pistas deixadas na vítima.

Penélope Fernandez é ativista. Porta-voz da Sociedade Sueca para a Paz e Reconciliação, luta para impedir que armas sejam vendidas ou contrabandeadas para fora da Suécia. Não é uma luta fácil, já que a maior fabricante de armas do país tem contratos com o governo para atender países vizinhos. Jovem e determinada, ela acredita que em algum momento o mundo perceberá como tem sido degradado pela cobiça e indiferença das pessoas que só pensam em dinheiro. Penélope e seu namorado Björn estão desaparecidos. 

A encarregada do caso de Penélope é Saga Bauer, uma jovem agente da Säpo, de 25 anos, que sempre é comparada -intimamente por quem a conhece- a um elfo, por seus cabelos louros trançados com fitas coloridas. Ela e Joona, após um início conturbado nas investigações, serão uma dupla que se complementará para desvendar o mistério que envolve Penélope.

Enquanto as equipes trabalham, o cargo ocupado por Palmcrona está vago. Mas existem pessoas importantes que investiram muito dinheiro num carregamento de armas que está parado no porto, aguardando somente a assinatura de um contrato que o falecido deixou pendente. Para ocupar seu lugar, Axel Riessen, funcionário do alto escalão da ONU, foi indicado. Axel é um homem cheio de problemas pessoais advindos de um trauma da juventude. E esse trauma fez com que ele abandonasse o violino e seu futuro como um musicista brilhante. 

A música clássica será o fator determinante para que Joona ligue os dois casos e Axel será a ponte.

O pesadelo, publicado no Brasil pela Editora Intrinseca, é o segundo livro da dupla sueca publicado pela editora. Repleto de personagens, esse volume é ainda mais envolvente que O hipnotista. Para o leitor que procura um bom livro de suspense policial, esse está no topo da lista de recomendados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin