26 de março de 2013

Resenha- No escuro



Esse livro é uma cortesia da Editora Intrinseca
Em se tratando de um dia para morrer, o mais longo do ano era tão bom quanto qualquer outro”. Só pensei: UAU!! Com essa super frase de efeito, comecei a ler No Escuro, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. É um livro de ficção, mas poderia perfeitamente ser um caso real.
Cathy está vivendo o que podemos perceber ser a pior fase de sua vida, até o momento. Ela sofre de transtorno obsessivo compulsivo(TOC) e toda vez que sai ou chega em casa, cumpre um ritual de verificações de segurança: testa a tranca da porta seis vezes; verifica se a janela do banheiro-que é lacrada- está devidamente fechada; se as cortinas estão na posição exata que faz determinada sombra, não estão fora do lugar; abre a gaveta da cozinha e vê se os talheres estão exatamente no lugar onde ela os deixou pela manhã, antes de sair para o trabalho. Esses são alguns dos rituais que segue. Existem outros mais.

Cathy nem sempre foi essa maluca por segurança. Ela adorava sair com as amigas, todos os dias da semana, e dançar até altas horas, tomar alguns drinks e ter alguns casos. Ela vivia cada minuto intensamente. Numa dessas saídas para uma boate badalada, ela conheceu Lee, que trabalhava no local como segurança. Alto e lindo, era o sonho de qualquer garota. E por que não o sonho de Cathy?? Coincidentemente, ela o viu alguns dias depois na academia que freqüentava e a partir daí, começaram um romance.
Misterioso quanto à sua profissão, indo e vindo a qualquer tempo, ela acabou cedendo uma chave de sua casa. Com o passar dos meses, mesmo apaixonada e adorando a companhia desse homem tão charmoso, Cathy sentia falta de estar com suas amigas. Quando ela começou a sair sem ele, percebeu as mudanças de humor, no homem que antes era tudo o que sempre sonhou.
Começaram então os espancamentos, a vigilância, a mudança nos objetos em sua casa, quando ele dizia estar no trabalho....e Cathy percebeu que o relacionamento deles tinha se tornado algo perigoso.
Quando tentou dar um basta, as coisas pioraram de tal forma, que ela ficou traumatizada para o resto da vida. E mesmo com Lee a uma distância segura, ela sofre com o passado.
Intercalando sua estória entre esse passado sombrio e o presente, em que tenta superar seus traumas a cada dia, Cathy conhece Stuart, seu novo vizinho, que é psicólogo. Apesar de se sentir insegura o tempo todo, a presença de Stuart parece acalmá-la e surge daí uma amizade que supera todas as expectativas.
Stuart a ajudará a superar esse passado tão devastador. Seus conselhos e paciência serão fundamentais para que Cathy entenda o que sente e mude seus hábitos, a fim de voltar a ter uma vida normal. Mas até mesmo Stuart, tão centrado, não acredita muito que Lee possa reaparecer na vida de Cathy novamente. Ela, por usa vez, tem certeza que, a cada dia que passa, ele está mais perto.
No Escuro, da iniciante Elizabeth Haynes, me fisgou imediatamente. O suspense é enervante, o que só nos faz avançar ainda mais na leitura. Com romance e drama na medida certa, o livro é completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin