21 de agosto de 2013

Lançamentos de agosto da Editora Rocco


Confira os lançamentos de agosto da Editora Rocco:


Impasse
Sinopse: Tiel McCoy, conhecida repórter de televisão, pretendia tirar férias e descansar no Novo México. Mas é convocada pelo seu editor Gully para acompanhar uma história que irá lhe render uma reportagem inédita e uma experiência única: apurar o paradeiro da filha adolescente do milionário Russel Dendy, que aparentemente havia sido sequestrada. No rastro de Sabra, Tiel descobre que a menina, grávida, na verdade havia fugido com o namorado, e subitamente se vê envolvida numa trama de desdobramentos imprevisíveis. Com ação eletrizante, a bestseller Sandra Brown prende a atenção do leitor da primeira à última linha






Luz da runas
Sinopse: Com bom humor e o talento literário que cativou o público em romances como Chocolat, adaptado para o cinema por Johnny Depp e Juliette Binoche, Joanne Harris conduz os leitores numa deliciosa viagem pelo universo das antigas lendas nórdicas na série juvenil Runas. Em Luz da runas, o segundo volume da série, a cidade de Asgard está em ruínas e o poder dos deuses há muito foi destruído. Mas nesta trama cheia de surpresas, o caminho da jovem Maddy – que carrega na pele uma marca de runa, símbolo dos Velhos Tempos – está prestes a se cruzar com o de uma nova e audaciosa heroína, e mudar o rumo dos acontecimentos.



A perigosa vida dos passarinhos pequenos
SinopseEm sua estreia na literatura infantil, a prestigiada jornalista Miriam Leitão troca as análises econômicas por uma delicada reflexão sobre o meio ambiente. Apaixonada por pássaros e dona de uma fazenda que é um verdadeiro santuário para as mais variadas espécies de aves, ela se inspirou em fatos ocorridos no local para escrever A perigosa vida dos passarinhos pequenos. Ricamente ilustrado pelo artista plástico Rubens Matuk, outro apaixonado por ecologia, o livro conta a história de uma rebelião iniciada por pássaros pequenos contra a falta de árvores na região em que viviam. Uma fábula ecológica cativante para leitores de todas as idades.





A xamã de salto alto
Sinopse: Aos 29 anos, apaixonada por sapatos de salto, vinhos e chocolate, a jornalista Anna Hunt tinha um namorado rico, uma vida confortável e um trabalho invejável, apesar de estressante. Mas sentia falta de satisfação e paz interior, que ela foi buscar numa viagem de três meses pelo Peru. Na imensidão da selva amazônica, ela experimentou ayahuasca – um misterioso e potente alucinógeno – e se apaixonou por um xamã sedutor e carismático, de quem se tornou aprendiz. Em seu livro, ela mostra como se lançou nesta oportunidade transformadora e abraçou o desafio de levar milenares artes de cura para a Londres do século XXI.






Como me tornei freira
Sinopse: Apesar de ser um autor prolífico, são escassas as obras de César Aira publicadas no Brasil. Reunidas num único volume, as novelas Como me tornei freira e A costureira e o vento representam uma oportunidade rara de ingresso no estilo único do escritor argentino, convidado da XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Com tradução de Angélica Freitas e posfácio de Sérgio Sant'Anna, o livro, que integra a coleção de literatura hispano-americana Otra Língua, mistura as aventuras insólitas e delirantes de personagens inusitados a algumas pinceladas autobiográficas, sem abrir mão de uma debochada crítica social.




Águas-fortes cariocas
Sinopse: Morto aos 42 anos e hoje considerado um importante nome da literatura argentina, o escritor e jornalista Roberto Arlt passou dois meses no Rio de Janeiro, na década de 1930, como parte de um roteiro de viagens pela América do Sul a convite do jornal El Mundo. Na coletânea Águas-fortes cariocas, Arlt faz um retrato pessoal, franco, crítico e cáustico não só da então capital brasileira, mas também da sua Argentina natal na mesma época. Inédito no Brasil, o livro, que reúne 39 crônicas publicadas entre abril e maio de 1930, chega às prateleiras pela coleção Otra Língua, organizada por Joca Terron, com tradução de Gustavo Pacheco.



Amanhã não tem ninguém
Sinopse: Um adolescente perdido em meio ao funeral do avô; um homem que escapa de um AVC, mas é pego de surpresa pela morte da mulher; uma mulher que não consegue se comunicar com o filho, preso num jogo de videogame em looping. Estes são alguns dos personagens de Amanhã não tem ninguém, segundo romance do jovem escritor carioca Flávio Izhaki, um dos mais talentosos de sua geração. Costurando as histórias de seis personagens diferentes entre si, mas que carregam consigo o peso da finitude e da incomunicabilidade, o autor constrói, através de um jogo narrativo irresistível, um romance sensível e perturbador sobre a solidão.





O mistério do coelho pensante
Sinopse: "Esta história só serve para criança que simpatiza com coelho", comenta Clarice Lispector logo nas primeiras linhas, como se fosse possível alguém não gostar desses pequenos roedores de cenoura. Ainda mais se ele for o Joãozinho, um coelhinho de pêlo branquinho muito especial que, com seu estilo caladão, surpreendeu a todos quando "cheirou" uma incrível idéia "tão boa quanto cenoura fresquinha".
Como todo coelho, Joãozinho franzia o nariz muito depressa quando estava cheirando, ou melhor, pensando em algo importante. Num desses dias em que a barriga estava roncando uma idéia lhe surgiu à cabeça: fugir da casinhola de grade de ferro sempre que esquecessem a sua comida.
Na verdade, a fuga também seria uma boa oportunidade para Joãozinho saber como era a vida do lado de fora. Tinha muita vontade de curtir a natureza e fazer novas amizades. Enfim, dar umas coelhadas por aí. Foi então que ele franziu o nariz mais depressa para pensar. Franziu e franziu milhares de vezes até descobrir finalmente uma maneira de escapar.
A estratégia deu tão certo que Joãozinho nunca mais ficou sem cenouras. Só que esse coelhinho tomou gosto pela liberdade e, mesmo com comida em abundância em sua gaiola, farejava um jeito de escapar, deixando a garotada da vizinhança encasquetada, tentando descobrir como podia um coelho tão gordinho de tanto comer cenouras sair através de grades tão apertadas? Aí está um grande "mistério"... que, na opinião da autora, "só acaba quando a criança descobre outros mistérios".
A história deste livro é uma encantadora homenagem de Clarice Lispector a dois coelhos que pertenceram a Paulo e Pedro, seus filhos. Além de O mistério do coelho pensante, a Rocco relançou os seguintes títulos infantis da autora: A vida íntima de Laura, A mulher que matou os peixes, Quase de verdade. Brevemente, será lançado o quinto livro infantil, Como nasceram as estrelas, e estará completa a coleção com reedição de toda a obra.




A dádiva do lobo
Sinopse: Na costa da Carolina do Norte, o jovem jornalista Reuben Golding prepara uma reportagem sobre a enorme propriedade do desaparecido Felix Nideck e acaba se envolvendo com a herdeira Marchent Nideck. Após algumas horas na mansão, porém, Reuben é atacado por uma criatura que o transforma em um lobisomem. Depois de tornar-se um tipo controvertido de herói na cidade, por ajudar quem está em apuros, Reuben precisa esconder-se da polícia, dos médicos e até da própria família, e aprender a lidar com suas novas habilidades. Primeiro livro da nova série da consagrada Anne Rice, A dádiva do lobo foi elogiado na imprensa americana.




Livro perdido: Os Segredos de Wintercraft #1
Sinopse: Primeiro volume da bem-sucedida série Os Segredos de Wintercraft, da britânica Jenna Burtenshaw, Livro perdido apresenta a corajosa Kate Winter. Disposta a arriscar a própria vida para resgatar seu tio da ilha de Albion, tomada pela guerra, a jovem heroína se defronta com o perigoso assassino Silas Dane. Ao descobrir que Kate é um dos Dotados – pessoas com a rara habilidade de ver através do véu que existe entre a vida e a morte – ele está determinado a usá-la para acabar com seu pesadelo pessoal. A única saída para Kate, para aqueles que ela ama e até mesmo para Albion, é encontrar um livro perdido chamado Wintercraft.




Ela disse, ele disse: o namoro
Sinopse: Um dos grandes sucessos de Thalita Rebouças, Ela disse, ele disse ganha continuação, com a participação mais que especial de Mauricio de Sousa e sua Turma da Mônica Jovem. Em Ela disse, ele disse – O namoro, Leo e Rosa, que se conheceram e se apaixonaram no primeiro livro, estão namorando. E continuam descobrindo as delícias e agruras da vida a dois. Entremeando as vozes dos protagonistas com cenas ilustradas, a história de Leo e Rosa é acompanhada por ninguém menos que Mônica, Cebola, Cascão e Magali, que estão lendo o livro de Thalita Rebouças no colégio e se divertem com as aventuras e desventuras do casal.




Zumbi: o terrível ataque das rãs do Nepal
Sinopse:Referência nacional em literatura de terror, fantástica e sobrenatural, o paulista André Vianco estreia na literatura infantojuvenil com a coleção Meus Queridos Monstrinhos, que reunirá histórias de vampiros, bruxas, zumbis e outros seres assustadores com um toque de humor para os pequenos. Cheio de referências do universo dos quadrinhos, Zumbi, o primeiro livro da coleção, acompanha as aventuras de Pedro, um garoto como outro qualquer até o dia em que uma experiência com rãs na aula de ciências dá início a um ataque zumbi na cidade. Será que ele vai conseguir se proteger dos mortos-vivos e salvar Bia, sua paixão secreta?



Sinopse: A história de Mora engloba uma série de episódios ocorridos em torno de um ícone da política brasileira no século 20: Ulysses Guimarães. Figura central no processo de democratização do país, no livro do jornalista Jorge Bastos Moreno os fatos decisivos e trágicos da trajetória do deputado e constituinte são contados por um narrador especial, que a tudo vê com olhos de esposa, dona Ida Maiani de Almeida, carinhosamente apelidada de Mora.
A visão feminina faz toda a diferença. No meio de uma às vezes terrível luta política entre homens, o livro apresenta um olhar marginal no melhor sentido do termo, um olhar cheio de afeto e sentimento, mas também perspicaz como só uma mulher sabe ser. Ou, nas palavras do antropólogo Roberto DaMatta, que assina a introdução da obra, “Mora observava tudo tirando dos fatos a sua participação como um ator fora do proscênio e, com isso, filtrava e desvestia os acontecimentos da aura da sacralidade e segredo que tipificam o mundo político, no caso do Brasil e o mundo em geral”.
Com mais de 35 anos de carreira, Jorge Bastos Moreno é um dos experientes jornalistas políticos do país. Dono de estilo informal, interessou-se em conhecer a vida do casal Ulysses e Mora depois de uma longa viagem que fez pela Ásia e Europa na companhia dos dois, como enviado do jornal O Globo. Sem pretensões a biografia, o livro nasceu, segundo o autor, de uma única aspiração: contar as histórias da vida de um dos mais importantes políticos brasileiros. Em especial, a saga da sua candidatura à Presidência da República, em 1989, e a determinação de Mora em enfrentar a maioria dos governadores do país, todos do PMDB, para impor o nome do marido. “Dizem que acabei mudando a história do país ao enfrentar 20 ou mais governadores que tentavam impedir a candidatura de Ulysses Guimarães, na primeira eleição direta pós-ditadura. Ou seja, barrar o sonho de uma vida inteira”, conta Mora, em primeira pessoa, no depoimento ao jornalista.
Em todos os seus 50 capítulos, o livro segue sempre em tom de conversa agradável, mesmo ao tocar nos temas mais espinhosos, como a relação do deputado com os generais-presidentes do regime militar: “Gente, o antimilitarismo de Ulysses é que sempre atrapalhou sua vida. Meu marido nunca gostou dos militares, no que, aliás, sempre foi muito bem correspondido. Se Figueiredo não queria dar posse a Sarney por motivos cosméticos da ditadura, os militares nunca aceitariam meu marido na Presidência da República. Numa das comemorações do 31 de Março, meu marido divulgou nota comparando o general Geisel a Idi Amin Dada, provocando enorme crise.”
Em linguagem coloquial e saborosa, o relato acompanha o caminho do político nascido na cidade de Rio Claro, em São Paulo, em 1916, e morto em 1992, num acidente de helicóptero ao largo do litoral de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Não houve episódio importante da política brasileira, durante a ditadura e mesmo depois dela, que não esteve sob o comando de Ulysses: as campanhas da Constituinte, da chamada anticandidatura em 1973 (quando percorreu o país e estimulou as bases do MDB a resistir ao regime militar), das Diretas, da candidatura Tancredo Neves, do impeachment do presidente Collor de Mello e do parlamentarismo, a última de que participou. Os nomes de todas essas campanhas acabariam precedidos da palavra “Senhor”. “Assim, meu marido foi do ‘Senhor Constituinte’ ao “Senhor Parlamentarismo’.”
O mais conhecido, aquele que calou fundo na alma dos brasileiros, foi o “Senhor Diretas”. Dona Mora relembra a luta que, apesar de contar com o apoio da população, acabou derrotada no Congresso, em 1984: “A Emenda Dante de Oliveira me levou, pela primeira vez, para a frente dos palanques, ao lado do Senhor Diretas. Nenhuma outra mulher de político apareceu mais nas capas de jornais e revistas, de mãos dadas com os principais políticos do país, do que eu. Todos queriam saber quem era aquela mulher ali, sempre de braços erguidos, gritando Diretas Já!. Era eu, a madrinha do autor de emenda.”
Além do farto anedotário político, o livro seleciona algumas das mais conhecidas frases de Ulysses Guimarães: “Com o ‘se’, você bota Paris dentro de uma garrafa”; “O bom político, geralmente, é mau amigo e mau parente”; “Não digam que isso é passado. Passado é o que passou. Não passou o que ficou na memória ou no bronze da História”. E mais esse trecho, que resume sua conduta franca e honesta: “Não sei nem andar de bicicleta. Mas não publiquem isso. Ano que vem, serei candidato à Presidência da República, e um homem que não sabe dirigir uma bicicleta não saberá também dirigir um país.”


Federico em sua sacada
Sinopse: Romance póstumo do escritor mexicano Carlos Fuentes, morto em 2012, aos 83 anos, Federico em sua sacada é o testamento literário definitivo do autor de Gringo velho e Os anos com Laura Díaz, entre outros livros fundamentais da literatura latino-americana. Espécie de autorretrato em que o narrador se multiplica em seus personagens, o romance traz os questionamentos e as reflexões que sempre guiaram a obra de Fuentes – como a ambição humana pelo poder, o amor e a justiça – a partir de um encontro imaginário envolvendo ele mesmo, Carlos Fuentes, e o filósofo alemão Friedrich Nietzsche.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin