16 de setembro de 2013

Resenha: Gataca



Esse livro é uma cortesia da Editora Intrinseca
No final de A síndrome E, a policial parisiense Lucie Henebelle é surpreendida com o seqüestro de suas filhas gêmeas enquanto desfrutava um dia na praia com elas e Sharko, o policial com quem se envolveu para solucionar o crime do livro. 
Em Gataca, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, temos o desfecho do seqüestro, sem comprometer essa estória. Porém pode comprometer o livro anterior, já que saberemos que fim levaram as filhas de Lucie. 
Ela está devastada. Abandonou a polícia e agora trabalha como atendente em uma empresa de telemarketing. Lucie e Sharko não conseguiram levar adiante o romance, pois ambos se culpavam pelo que tinha acontecido. 
Skarko tenta se manter de pé, dia após dia, revivendo seus pesadelos do passado, quando sua esposa e filha foram seqüestradas e mortas. Ele sofre porque não pode consolar Lucie e porque não pode devolver-lhe a alegria que ambos encontraram ao se conhecerem.
Com um novo caso bastante peculiar, de uma pesquisadora que foi morta em um centro especializado em estudar primatas, Sharko começa a retomar a rotina da melhor forma possível, em uma situação como a dele. 
Temos então o início da investigação do assassinato, que na verdade, será só o estopim para a estória central do livro, que fala sobre as cadeias nitrogenadas Guanina, Timina, Citosina e Adenina, GTCA, que formam o DNA, e sua inter-relação com a origem do homem e a violência. Passando pela história do homo sapiens, do Cro-Magnon ( que deu origem ao homem moderno) e de uma tribo de índios brasileiros denominados urubus, temos um suspense policial perturbador, incrível e revelador.
Apesar de ficção, o livro mexe com o leitor, a partir do momento que o faz questionar o por quê de algumas espécies se sobressaírem às outras e em como a "violência moderna", com a utilização de armas de fogo, transformou o homem e alterou suas habilidades na batalha. A união da ciência com o suspense policial tornou o livro um dos meus prediletos esse ano!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Layout por PamFardin